Sinagoga Kahal Zur Israel
Por Irisleide Alves
Houve uma época em que Recife se tornou o refúgio religioso para os novos cristãos e judeus ibéricos nos séculos XVI e XVII. A inquisição estava no auge e ceifava a vida daqueles, que tinham a fé contraria ao catolicismo. Nesse momento, movidos pela esperança de paz e liberdade de culto, muitos desses povos perseguidos, fugiram para Pernambuco e se instalaram no Recife, quando o governo era holandês.
No Recife eles edificaram a primeira sinagoga das Américas, a Kahal Zur Israel ( Congregação Rochedo de Israel), que hoje se localiza no centro histórico da cidade, no bairro do Recife, na parte que compreende o Centro Judaico de Pernambuco.
Mas quando os Holandeses foram derrotados na batalha dos Guararapes, as famílias judias foram expulsas, e a bordo do navio Valk, elas viajaram até aportarem em Amsterdã, hoje Nova Iorque. Esses judeus, que eram refugiados do Recife e membros da sinagoga Kahal Zur Israel, criaram em Nova Iorque a primeira comunidade judaica da América do norte.
Os judeus do nordeste brasileiro, tem uma grande importância histórica, e a restauração da sinagoga teve o objetivo de preservar essa importância através da harmonia estética da edificação. Escavações arqueológicas que foram feitas no local ajudaram a expor um rico legado abaixo do nível da rua, e hoje o local é um museu, centro de documentação e um memorial judeu, que aumenta o valor histórico e artístico do ambiente.
Para fazer uma visita, o endereço é a Rua do Bom Jesus, 197. Para mais informações, pode entrar em contato através do telefone: 81-3224-2128.
Comentários
Postar um comentário