Museu do Estado de Pernambuco
Por Irisleide Alves
Você já teve a curiosidade de saber como era a vida no século XIX? Ou quem sabe, já teve vontade de ver de perto utensílios usados por tribos indígenas da época do Brasil colonia e império? Se a suas respostas para essas perguntas forem SIM, saiba que hoje é o seu dia de sorte. Vamos apresentar um lugar riquíssimo em arte, cultura e historia e ele fica aqui na cidade do Recife.
O Museu do Estado de Pernambuco é um palacete do século XIX, onde viveu Augusto Frederico de Oliveira, o filho do Barão de Beberibe.
Ele foi inaugurado como museu no dia 7 de setembro de 1931 e funcionava no palácio da justiça. Sua coleção era composta principalmente por obras do artista Telles Júnior e algumas peças antigas como retratos imperiais, documentos e mobília.
Nos dias atuais o palacete foi remodelado com intuito de mostrar como funcionava uma residencia urbana da aristocracia há duzentos anos. O acervo do Museu do Estado conta com mais de 14 mil itens distribuídos nas seguintes categorias: Arqueologia, Cultura Indígena, Presença Holandesa em Pernambuco, Arte Sacra, Cultura Afro-Brasileira com itens do culto afro do Xangô em Pernambuco, Ex-votos( pagamentos de votos feitos por cristãos), Iconografia, Mobiliário, Porcelana, Cristais e Pintura com telas de artistas como Telles Júnior, Francisco Brennand, Cícero Dias e Burle Max.
Além do Palacete, existe o espaço Cícero Dias inaugurado em 2003. Nesse espaço ocorrem exposições de longa duração e em seu auditório acontecem palestras, oficinas e debates ligados a cultura.
A área ocupada pelo museu, corresponde a 9.043 metros quadrados, possui ainda um jardim ornamentado com esculturas e vasos de cerâmica portuguesa e um espaçoso estacionamento. A entrada principal acomodam dois grifos de bronze, estatuas de soldados da infantaria francesa, ao lado da escadaria ficam as musas que governam as artes: Mnemosine, Euterpe, Polimnia, Erato, Melpomene, Tália, Clio e Calliope. Atrás do museu é possível ver de perto 4 canhões da artilharia portuguesa que completam a coleção de armaria.
Segundo Alexandre, monitor do museu, o grande publico atendido por eles, são as escolas de variados níveis acadêmicos ou seja, fundamental até o ensino médio. Mas em alta temporada, eles também recebem a visita tanto de turistas brasileiros como estrangeiros.
O museu fica localizado na Avenida Rui Barbosa, 960 no bairro das Graças em Recife. Está aberto para visitação de Terça a Sexta, das 9h às 17h e nos Sábados e Domingos, das 14h às 17h. A entrada custa R$ 6,00 a inteira e R$ 3,00 a meia para estudantes.
Para mais informações você pode entrar em contato com os responsáveis pelo museu através do E-mail: museu.mepe@gmail.com ou do telefone: 81- 3184-3174
Estou amando essas matérias, trás muita riqueza de detalhes sobre pontos turísticos que estão tão pertinho de nós. Isso é ótimo pra divulgar nossa cultura. Recife é uma cidade cheia de encantos. Faz uma matéria sobre os fortes de Recife.
ResponderExcluirvisitei o museu ainda criança, estou encantada com as mudanças. Este blog esta de parabéns pela iniciativa de mostrar as riquezas da nossa cidade Recife linda VENEZA BRASILEIRA.
ResponderExcluirEsse museu é maravilhoso, parabenizo seu excelente trabalho, ajudará o desenvolvimento do nosso lado cultural e nos levará o túnel do tempo. Obrigada e estou ansiosa para as próximas matérias. Sucesso!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei muito da matéria. Eu não sabia que tinha um museu assim tão perto de mim. Parabéns aos autores.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmei a matéria. Muito bom ter um espaço na internet que fale da cultura da nossa cidade. Recife é muito bonita, e as pessoas precisam saber do quão rica é nossa arte e cultura. O blog está de parabéns!
ResponderExcluirExcelente matéria e lugar! Amei as fotos do casarão; remontam um passado marcante.
ResponderExcluirJá tive muita vontade de visitar esse museu. Essas fotos ficaram muito boas. Me deu mais vontade de fazer uma visita.
ResponderExcluirJá ouvir muito falar sobre, mas vendo as imagens me veio à curiosidade de conhecer mais das culturas da nossa cidade. Ótimo trabalho !
ResponderExcluirQue lugar bonito. Parece cenário das no elas de época. Nunca fui nesse museu e a vida toda morei em Recife e não sabia da existencia desse museu. Parabéns aos autores.
ResponderExcluirEstou amando o blog!!! Todas matérias incríveis. 😍😍
ResponderExcluirQue lugar massa.
ResponderExcluirEita, esse museu é bem pertinho do meu trabalho e eu nunca fui lá. Tinha muita curiosidade de saber como era por dentro. Parece que a gente faz uma viagem ao tempo quando vê as fotos. Gostei muito da matéria do blog. Parabéns.
ResponderExcluirGostei muito da matéria, lugar maravilhoso.
ResponderExcluirUm local rico em cultura e bem pertinho dos recifenses.
ResponderExcluirEu to passadaaaaa. Eu passo na frente do museu todo Santo dia e nunca entrei. Perdi um tempão da minha vida sem ver quanta coisa linda ele tem. Obrigada por fazerem esse trabalho tão lindo divulgando nossa cidade.
ResponderExcluir